sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Será que o Trem engata a RÉ?

remir (re-mir)

v.t.

Redimir, resgatar, readquirir.

Libertar do cativeiro, do poder do inimigo.

Teologia Salvar, livrar das penitências.

Expiar: remir os seus pecados."

.

Nome: Remir

Origem: Bíblica

Significado: Adquirir de Novo"

.

.

É engraçado o modo como o destino age sobre nós. Eu percebo o quão frágil eu sou, a cada nova montagem, e percebo também como eu me conheço pouco. Confesso que fiquei com MUITO, mais MUITO medo ao saber que ia fazer o Remir, eu olhava e pensava: "Gente, eu mal conheço caipiras, eu só conheço os estereótipos da TV e do cinema... E ESSE SOTAQUE? Como que eu vou conseguir fazer esse sotaque sem ser falso??????", lógico, é uma reação instantânea, e é óbvio que isso mudou no momento em que os ensaios começaram.

.

.

A verdade eu que eu ganhei um BAITA de um presente, só não tinha percebido. É fácil só enxergar o exterior, ver só a "casca" do personagem, que preconceituoso isso. A verdade é que nós não precisamos ser ou conhecer "caipiras" para entender o Remir, o problema é que ele tem uma coisa que muitos de nós perdemos na "cidade grande", nós perdemos a nossa simplicidade. Eu passei boa parte da minha vida "lutando contra" essa minha origem sertaneja, sempre quis me desvencilhar dessa imagem do sertão. E acho que ele veio justamente para me remir¹ desse pecado, agora eu não consigo entender porque eu tinha essa relutância com a minha própria história, desse lado humano, sofrido, batalhador, que lutou e luta pra permanecer vivo. Dessa cultura, dessas crenças e verdades que são tão lindas, tão ricas. Mas o que eu acho que é mais importante, e com certeza o que estava mais distante de mim, era essa alegria de viver, que mesmo sofrendo, trabalhando durante todo o dia embaixo do sol escaldante, sem ter o que comer quando chegar em casa, ou talvez sem ter onde dormir, porque você não tem casa, você ainda é feliz, porque você está vivo, e uma vida, mesmo que seja sofrida, é motivo de muita alegria.

.

.

É essa ingenuidade, esse amor, esse carinho, essa simplicidade, e acima de tudo, essa ALEGRIA que eu quero levar no Trem da minha vida.

.

.

E quanto ao Trem do meu amigo Nhô Villa Lobos, eu só quero levar tudo isso que eu escrevinhei ali em cima, e tentar passar pelo menos um cadinho de tudo isso pro povo que vai vir assistir nóis, porque esse trem e essa vida são bom POR DEMAIS, sô!

Nenhum comentário: